A maleabilidade e elasticidade da pele saudável é mantida pela sua função de barreira natural, realizando a proteção contra elementos externos e limitando a perda de água em excesso. Um nível ligeiramente ácido é a chave dessa função, ajudando tanto na escamação da pele, ou descamação, e defendendo contra os fatores de estresse diários, como a poluição, bactérias e alérgenos.
Os sintomas resultantes incluem:
- escamação
- vermelhidão
- inchaço
- aspereza
- coceira
- formigamento
- ardência e
- sensação de estiramento
Se os sintomas não forem tratados, podem fazer com que a pele fique rachada e trincada em qualquer parte do corpo. Mesmo grandes áreas de pele, como as encontradas nos braços, pernas, busto, ombros, cotovelos, pernas e joelhos, estão sujeitas a isso. A sensibilidade pode ser desencadeada por banhos quentes, produtos agressivos para o corpo, exposição ao sol, sudorese durante a prática de esportes ou o ar condicionado.
Algumas áreas são mais propensas a esses efeitos. Incluindo o dorso das mãos, onde a falta das secreções da pele necessárias para manter a função de barreira fará com que ela fique menos protegida contra os fatores alergenos externos. Lavá-las em excesso com sabonetes alcalinos também prejudica significativamente os seus níveis de pH naturais. Uma deficiência na função da barreira poderá levar à ocorrência de reações sensitivas que provocam a dermatite de contato, inflamações que surgem como bolhas, ressecamento e fissuras.
O couro cabeludo é geralmente propenso à sensibilidade, com cerca de 60% das mulheres e 40% dos homens apresentando sintomas como vermelhidão, sensação de estiramento e coceira. Há indícios crescentes de que as microinflamações estão envolvidas com a sensibilidade do couro cabeludo.
A pele das áreas íntimas difere de outras partes do corpo e apresenta inúmeras barreiras que as protegem. Se forem afetadas, pelo excesso de limpeza por exemplo, a pele pode ficar suscetível à coceira, desconforto e até infecções.
Alterações causadas pelo estiramento da pele - durante a gravidez, ganho de peso ou surtos de crescimento - podem gerar estrias que também podem se tornar altamente sensíveis e com tendência à irritação. Elas tendem a aparecer mais no peito, abdômen e na parte de cima das coxas. Leia mais sobre a pele nas diferentes partes do corpo.
Outros problemas de pele possuem sintomas semelhantes, porém suas causas – e soluções – são distintas.
As alergias ao sol podem fazer com que a pele fique vermelha e irritada. Contudo, esses sintomas também tendem a ser acompanhados por bolhas, pústulas e erupções em relevo. Áreas mais afetadas geralmente são a parte de baixo dos braços, palmas e tórax. Essas alergias, incluindo erupções polimorfas solares (EPS), são relativamente comuns e acionadas pela radiação UV. Leia mais sobre EPS e outras alergias ao sol.
A pele desidratada é basicamente uma pele saudável que está desprovida de umidade, graças a uma redução das aquaporinas, ou canais à base de proteínas, que controlam a transferência de água para dentro e para fora das células. Novas aquaporinas podem ser criadas, como demonstrado em testes in vitro, através do ingrediente ativo glucoglicerol.
A pele seca pode apresentar sintomas variados, desde aspereza e descamação, à vermelhidão. É geralmente acompanhada por uma coceira intensa. Como acontece com a pele sensível, a pele seca pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum em mãos, pés, joelhos e cotovelos. É causada por um déficit de substâncias de fixação da umidade ou de '' fatores de hidratação naturais '' especialmente a ureia.
A pele desidratada e a pele seca também podem ficar sensíveis, assim como em outras condições e doenças de pele.
Causas & Fatores Desencadeadores
O que faz com que a pele do corpo fique sensível?
Sistemas de proteção naturais
A pele possui diversos sistemas naturais estabelecidos para protegê-la e mantê-la saudável. Na sua superfície há um manto hidrolipídico composto por água, ácidos graxos e lipídios. Ele possui um pH de aproximadamente 5, sendo ligeiramente ácido, protegendo a pele de invasões microbianas e alterações alcalinas, causadas, por exemplo, pelo excesso do uso de sabonetes. Ele neutraliza as substâncias alcalinas através de substâncias que fornecem o chamado efeito „tampão“ propiciando a restauração e estabilização do equilíbrio ácido da pele.
O manto hidrolipídico fica sobre a camada superior da epiderme, conhecida como a camada ou estrato córneo. Ela é constituída por lipídios e células que, juntos, formam uma barreira permeável. Também possui um pH médio de 5, o que provoca a:
- escamação normal da pele, ou descamação
- formação da barreira
- um melhor funcionamento das enzimas da pele.
Todos esses sistemas dependem da atividade das enzimas, que acelera as reações bioquímicas, mantendo a pele hidratada e lisa, protegendo-a contra agentes irritantes. Na pele sensível, no entanto, essa atividade fica inibida, levando à perda de água em excesso e à penetração de substâncias irritantes da pele.
Soluções
Aliviando e amenizando a pele sensível do corpo
Prevenindo recorrências
Dada a imprevisibilidade da pele sensível, na maioria dos casos, as soluções eficazes são as de prevenção, ao invés de cura.
Proteger a pele dos raios do sol pode ajudar a reduzir a sensibilidade. É melhor evitar totalmente o sol entre as 10:00 e 16:00 e usar roupas de proteção. Isso é especialmente importante no caso de crianças com idade inferior a 3 anos. Escolha um protetor solar que não possua substâncias irritantes, como perfumes, e aplique-o generosamente 40 minutos antes da exposição solar e volte a aplicar sempre que necessário ou a cada 2 horas.
Regule as rotinas diárias de limpeza, limitando o tempo gasto no chuveiro, ou banheira, e use água morna ao invés de quente. Evite esfoliações no corpo e seque a pele com leves toques, ao invés de esfregar.
Selecione roupas feitas com fibras naturais, ao invés de sintéticas. Isso é ainda mais importante para prevenir infecções bacterianas nas áreas íntimas.
Cobrir as mãos também poderá ajudar a mantê-las protegidas de substâncias nocivas - considere usar luvas quando estiver em contato com surfactantes, detergentes e outros irritantes.
As pesquisas indicam que uma dieta variada, rica em alimentos antioxidantes, pode ajudar a manter a pele saudável. Inclua frutas e legumes amarelos e alaranjados, vegetais de folhas verdes, peixes – especialmente o salmão – e nozes.
Ajudando a pele a se defender
Em peles sensíveis, com frequência, a atividade enzimática é inibida, levando a uma função de barreira prejudicada. As pesquisas têm mostrado que certos ingredientes naturais, podem ajudar a estimular as enzimas a voltar a proteger o corpo. Entre eles estão:
- Dexpantenol, um derivado da vitamina B que estimula a renovação da pele. Fortalece a função de proteção natural da pele para mantê-la saudável e resistente. Esse ativo também é conhecido por ajudar a acelerar o processo de cicatrização e renovação da pele. Em determinadas concentrações, sabe-se também que esse ingrediente ativo ajuda a acelerar a autocura e o processo de renovação.
- Glicerina absorve e retém a água, ajudando a hidratar a pele.
- Citrato pH5 restaura os níveis de pH naturais da pele. Consequentemente, as atividades enzimáticas podem voltar ao normal, restaurando o equilíbrio saudável da pele.
Óleos vegetais naturais puros, como a amêndoa e a jojoba, contêm ácido linoléico, um ácido graxo insaturado, que reforça a função de barreira natural da pele. Se aplicados através de massagens regulares, eles podem ajudar a estimular a circulação sanguínea e a melhorar a elasticidade da pele.
Escolhendo os produtos de cuidados com a pele
Ao escolher soluções de limpeza, hidratantes e outros produtos de cuidados com a pele para peles sensíveis, é importante evitar aqueles que incluem substâncias irritantes, como corantes. Além disso, para que um produto seja de fato eficaz, ele precisa trabalhar não apenas na superfície da pele , mas também por baixo dela. No caso das peles sensíveis, opte por produtos que comprovadamente possuam efeitos duradouros.
Como parte de um plano de ação para a prevenção das crises na pele sensível, faça uso de uma solução de limpeza bastante suave, para os banhos diários,
seguido do uso de uma loção hidratante como a existente na linha Eucerin pH5, a qual combina os ingredientes ativos dexpantenol e glicerina, ajudando a ativar a defesa natural da pele